As ações omnichannel chegaram para permanecer, ajudando a edificar pontes entre o mundo físico e o do dedo.
Cada vez mais, a vida online se torna segmento da offline, de forma que até mesmo atividades simples do cotidiano passam a incluir os recursos digitais.
Exemplo disso são os dados divulgados pelo levantamento da Math Ads. Segundo o estudo, 80% dos usuários de smartphone usam o aparelho para deliberar sobre a obtenção de um resultado enquanto estão presencialmente em uma loja.
Assim, para atender ao comportamento e às necessidades dos consumidores atuais, é preciso se antenar às tendências e unir o mundo físico ao do dedo.
Para entender melhor uma vez que isso pode ser feito, continue a leitura e conheça o concepção de omnichannel!
Entenda o que é omnichannel
Tudo começa com a compreensão desse termo. Enquanto o prefixo “omni” significa “todos”, a vocábulo “channel” significa “conduto”.
Assim, a teoria meão dessa estratégia é a união de todos os canais relevantes para o seu público, sejam eles online ou offline.
Isso significa que o consumidor deve ter à sua disposição diferentes canais de contato e compra com a marca, desde a interação via redes sociais até o atendimento em lojas físicas.
Vale lembrar que essa estratégia não é sinônimo de “multicanal”. Esse último concepção também está ligado à teoria de utilizar canais variados, mas isso não significa que eles estejam integrados.
No caso das estratégias omnichannel, a integração é um elemento fundamental, garantindo que o cliente tenha uma experiência maleável, podendo transitar de um meio a outro sem interromper o fluxo das suas ações.
Esse é justamente um dos grandes benefícios de adotar esse tipo de estratégia, fazendo com que a experiência do cliente se torne mais positiva.
Uma vez que edificar a ponte entre os dois mundos?
A integração de canais proporcionada pelo omnichannel é a melhor maneira de edificar uma ponte entre o mundo físico e o do dedo, garantindo que o consumidor possa transitar entre eles conforme preferir.
O uso crescente dos QR codes é um exemplo disso, fazendo com que, a partir da experiência offline, o cliente possa transmigrar facilmente para o envolvente do dedo, seja para conferir um catálogo de produtos ou seguir a marca em uma rede social.
Os aplicativos de fidelidade também são um recurso que pode render bons frutos, unindo ações online a benefícios obtidos presencialmente, ao fazer compras em uma loja.
Até mesmo as redes sociais produzem um impacto nesse processo, pois facilitam a interação com a marca e podem levar ao cliente conteúdos produzidos presencialmente, no espaço físico da loja.
O porvir do omnichannel
Essas estratégias passam a ser fundamentais para proporcionar uma boa experiência aos consumidores e reter clientes.
Com a chegada de novos recursos tecnológicos, a tendência é que as ações se tornem cada vez mais eficazes, garantindo uma integração ainda maior entre o mundo físico e o do dedo.
Exemplo disso é o uso da veras aumentada, que traz melhorias à experiência de compra do cliente, e até mesmo da inteligência artificial, que contribui com um atendimento mais prestímano e eficiente.
Aliás, o negócio social também tende a crescer, ampliando o uso das redes sociais na divulgação de produtos e na realização das vendas.
Gostou de saber melhor o concepção de omnichannel? Continue cá no blog da Macondo e descubra também por que o teor gerado pelo usuário (UGC) é uma estratégia eficiente!