O data science é uma utensílio colaborativa que faz toda a diferença na definição das ações de marketing de uma empresa.
Um dos maiores empreendedores do mundo, Henry Ford, tem uma frase célebre que marcou a história e continua sendo relevante nos dias de hoje. Ela reflete a visão desse grande visionário para os negócios:
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.”
Não há porquê obter sucesso em qualquer segmento se a empresa não apresentar aos potenciais clientes o que, porquê e por que seus produtos e serviços merecem a atenção do mercado.
Neste post, vamos explorar o data science e porquê essa abordagem inteligente pode colaborar para que as estratégias de marketing sejam desenvolvidas com um eminente nível de assertividade. Continue a leitura e descubra mais!
Conheça os detalhes do data science
A sentença data science, traduzida para o português porquê “ciência de dados”, refere-se ao processo de extrair informações valiosas a partir de dados brutos, utilizando métodos e técnicas científicas para tomar decisões mais precisas.
A investigação científica, que envolve um conjunto sistemático de procedimentos, tem o objetivo de erigir conhecimento humano. No contexto do marketing, a coleta e estudo de dados são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas, permitindo às empresas entender melhor seus consumidores e mercados.
Hoje, contamos com diversas ferramentas, porquê Machine Learning e tecnologias para visualização de dados, que ajudam a transformar dados em insights valiosos. Essas ferramentas possibilitam uma estudo estatística robusta, forçoso para decisões mais acertadas.
Efeitos da união de data science e marketing
Não é difícil de compreender porquê a integração do data science e do marketing podem otimizar campanhas.
A partir de dados confiáveis, torna-se perfeitamente verosímil:
- segmentar o público,
- saber detalhes do mercado,
- determinar novas tendências,
- aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Com base no exemplo de Henry Ford, sabemos que se apresentar ao mercado é forçoso, mas o sucesso depende de saber porquê, onde, quando e para quem publicar seus produtos e serviços.
Não basta simplesmente publicar conteúdos e ofertas interessantes. É preciso entender o comportamento do consumidor e ajustar as campanhas com base em dados concretos.
A verdadeira força do marketing está na capacidade de trabalhar com informações que contribuem para o sucesso das campanhas. O data science possibilita que as empresas tomem decisões mais precisas, baseadas em dados reais, e não unicamente em suposições.
Primeiros passos para aplicá-lo nas suas estratégias
Uma vez que se observa, trabalhar o marketing através do data science possibilita um eminente nível de assertividade nas campanhas realizadas.
Para que se possa obter triunfo nessa integração, o primeiro ponto está em definir de maneira clara quais os objetivos a serem conquistados, ou seja, o que se deseja obter, quais produtos ou serviços devem ser prioritários e porquê medir o alcance dos objetivos.
Na sequência, será preciso definir quais as ferramentas de escora que serão utilizadas para o alcance da captação e estudo dos dados, o que significa capacitar a equipe para trabalhar com esses recursos.
Por termo, a partir de um bom planejamento estratégico de marketing, inicia-se um processo que atraia os potenciais clientes a serem trabalhados.
Essas ações são desenvolvidas de forma automatizada, economizando tempo e recursos humanos, além, é simples, de multiplicar e possibilitar um prolongamento exponencial das oportunidades de negócios.
Vale a pena descrever com quem possa contribuir na implantação dessa possibilidade, uma vez que é perfeitamente verosímil, com os recursos tecnológicos disponíveis, saber, atrair e transformar leads em clientes fidelizados.
Para entender ainda mais a esse reverência, vale a pena ler nosso post que apresenta as aplicações da perceptibilidade sintético no marketing do dedo. Acesse e confira detalhes!